Duque de Caxias

A Cidade

Duque de Caxias é um dos mais importantes municípios do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, estando situado a 15 km da capital fluminense. Sua população estimada em 2018 era de 914.383 habitantes, sendo o município mais populoso da Baixada Fluminense, o terceiro mais populoso do estado e o 18º mais populoso do país.

Tornou-se Município, no ano de 1943‎, após emancipação da cidade de Nova Iguaçu. O nome da cidade homenageia o patrono do exército brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, também chamado de O Pacificador, nascido na região em 1803.

914

Mil Habitantes

467

Km² de Extensão

75

Anos de existência

45

Mil Reais Pib Per Capta

Dados Aproximados - Fonte: IBGE

Quadra da Escola de Samba Grande Rio

O município conta com uma única escola de samba com sede em Duque de Caxias. É a Acadêmicos do Grande Rio, que, atualmente, integra o grupo especial da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, sendo originária da fusão das antigas escolas de samba União do Centenário, Cartolinhas de Caxias, Capricho do Centenário e Unidos da Vila São Luís.

Além disso há outras entidades carnavalescas. Entre elas, estão os blocos de enredo filiados à Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro: Bloco do China, Esperança de Nova Campina, Flor da Primavera, Império do Gramacho, Simpatia do Jardim Primavera, Unidos do Laureano e Unidos de Parada Angélica e que também desfilam na cidade pela Associação Carnavalesca de Duque de Caxias, junto com os blocos Lira de Ouro, Imalê Ifé, Império da Leopoldina e Unidos do Jardim Gramacho.

Endereço: R. Alm. Barroso, 5 - Centro, Duque de Caxias - RJ

Museu Ciência e Vida

Em atividade desde julho de 2010, o Museu Ciência e Vida, tem como missão popularizar e difundir a cultura, a ciência e a arte. Ampliando sua função social, o grande desafio do museu é estimular nos visitantes, diferentes sensações que os levem a novas experiências do saber e despertar o gosto pela ciência. Com a interatividade, o público é sempre instigado a fazer as suas próprias descobertas.

No coração de Duque de Caxias- RJ, o Museu Ciência e Vida, possui aproximadamente 5.000m2 ao mesmo tempo diversas exposições temporárias, planetário, auditório e salas para oficinas, o que possibilita, a cada visita, uma nova experiência museal.

Atualmente, a instituição oferece gratuitamente várias atividades culturais, artísticas e educativas, além das exposições: oficinas para professores, programas de atendimento diferenciado para grupos, oficinas de robótica, atividades lúdicas educacionais, cineclube, palestras e seminários, além das espetaculares sessões de planetário.

Endereço: R. Aílton da Costa, S/N, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias - RJ

Bares e Restaurantes

Conhecida como a "Lapa de Duque de Caxias", a Rua Professor José de Souza Herdy possui diversos bares e restaurantes para agradar a todo tipo de público.

Rua Professor José de Souza Herdy, Número 988 ao 1235 - Duque de Caxias - RJ

Teatro Raul Cortez

O Centro Cultural Oscar Niemeyer é um centro cultural localizado no Centro de Duque de Caxias, projetado por Oscar Niemeyer. É formado pelo Teatro Municipal Raul Cortez e pela Biblioteca Pública Municipal Leonel de Moura Brizola, que foi inaugurada em setembro de 2004. Ela possui dois andares, sendo um deles dedicado exclusivamente ao público infanto-juvenil. A biblioteca também possui um auditório com capacidade para trinta pessoas.

O Teatro Raul Cortez possui capacidade para 440 lugares, é o terceiro maior palco do estado do Rio, ficando atrás apenas do Teatro Municipal e do Teatro da Uerj.

De acordo com o diretor da unidade, Rafael Ferezin, o Raul Cortez é uma ferramenta fundamental para a difusão da arte na Baixada Fluminense, bastante carente de cultura. Seu grande diferencial é o palco reversível, que permite apresentações tanto para o interior do teatro quanto para a praça, que fica na parte externa.

Grandes nomes já passaram pelo Raul Cortez, como a Companhia de Dança Deborah Colker, com os espetáculos "4 por 4", "Cruel" e "Tatyana", atraindo mais de 12 mil pessoas à Praça do Pacificador.

Praça do Pacificador, S/N, Vila Meriti, Duque de Caxias - RJ

Feira de Domingo

A feira de Caxias, é projeção da cultura nordestina na Baixada Fluminense. Lá não falta a música típica, cordéis, repentistas e outras lembranças da terra nordestina que é parte considerável da população caxiense.

Aproximadamente mil barracas se espalham nas vendas de legumes, frutas, roupas, utensílios domésticos, cereais, carnes, peixes, temperos, brinquedos, plantas, artesanatos, CD´s e os famosos anúncios dos “camelôs” dos seus produtos. Não faltam as comidas típicas do Nordeste como o vatapá, beiju, feijão de corda, acarajé, carne de sol com aipim, manteiga de garrafa e farinha de mandioca.

Além da grande variedade gastronômica, a feira também possui uma área de lazer com música ao vivo, próximo a estação de trem de Duque de Caxias

Foto: Davi Gonçalves, 2018

Rua Prefeito José Carlos Lacerda, 968 Centro, Duque de Caxias - RJ

Vai ficar de fora dessa? Inscreva-se!

Inscrições em breve

Inscreva-se